Evidências entre mídia e suicídio: efeito contágio das produções jornalísticas e ficcionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.1932

Palavras-chave:

Suicídio, Comunicação social, Jornalismo, Ficção, Efeito contágio.

Resumo

O fenômeno do efeito contágio na mídia não é novo, mas muito atual. No Brasil a mídia é a terceira maior causa de suicídio em jovens de 15 a 29 anos, e um grave problema de saúde pública. Nesse ensaio desvelamos por meio de uma revisão bibliográfia as evidências que suportam o efeito epidêmico de suicídio na mídia e seus modos de operação por meio de teorias como a de Albert Bandura e sua Teoria da Aprendizagem Social. Tal relação é aqui prestigiada em função dos mais recentes sucessos como 13 Reasons Why e Euphoria, que descrevem o suicídio e comportamentos autodestrutivos de forma curiosamente descuidada. Apontamos como urgente a necessidade de normatização legal da produção e distribuição dessas mensagens nos meios de comunicação social brasileiros, que venha a contemplar os diversos gêneros audiovisuais e, sobretudo, os novos suportes de veiculação caracterizados por seu modelo assincrônico de distribuição de conteúdo.

Biografia do Autor

Raquel Carriço Ferreira, Universidade Federal do Sergipe. São Cristóvão, SE

Doutorado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa.

Kaippe Arnon Silva Reis, Universidade Federal do Sergipe. São Cristóvão, SE

Graduação em Comunicação Social – Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

29-09-2020

Como Citar

Ferreira, R. C., & Reis, K. A. S. (2020). Evidências entre mídia e suicídio: efeito contágio das produções jornalísticas e ficcionais. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 14(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.1932

Edição

Seção

Artigos originais