Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®

Autores

  • Claudia Jurberg Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Programa de Oncobiologia, Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3607-7299
  • Gabriel de Oliveira Cardoso Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Programa de Oncobiologia, Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Tainá Maia Rêgo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Programa de Oncobiologia, Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Helena Magarinos Souto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Programa de Oncobiologia, Núcleo de Divulgação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.982

Palavras-chave:

Bebidas alcoólicas, Propaganda, SurveyMonkey, Facebook, Câncer, Comunicação em Saúde, Estratégia, Brasil

Resumo

Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço se correlaciona à alimentação, incluindo bebidas alcoólicas. Neste estudo, procuramos identificar a percepção pública de brasileiros sobre álcool e câncer. Foi realizada uma pesquisa construída com o auxílio da ferramenta online SurveyMonkey® divulgada pelo Facebook®. A amostra contou com 231 participantes entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. A maioria dos participantes (83%) acredita que a propaganda de bebidas alcóolicas influencia os outros, mas não a si próprios (87%). Baseado nos resultados, sugerimos uma estratégia de comunicação em saúde.

Downloads

Publicado

08-10-2015

Como Citar

Jurberg, C., Machado, G. de O. C., Rêgo, T. M., & Souto, H. M. (2015). Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.982

Edição

Seção

Artigos originais