Alz Memory – um aplicativo móvel para treino de memória em pacientes com Alzheimer

Autores

  • Julie Caron Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Passo Fundo, RS, Brasil.
  • Daiana Biduski Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Passo Fundo, RS, Brasil.
  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi Universidade de Passo Fundo (UPF), Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Programa de Pós Graduação em Envelhecimento Humano. Passo Fundo, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.964

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Serviços de saúde para idosos, Doença de Alzheimer, Jogos de vídeo, Informática em saúde, Transtornos da memória, Tecnologia biomédica

Resumo

O Alzheimer é uma demência caracterizada pelo prejuízo cognitivo, que tem como principal característica o declínio da memória no primeiro estágio da doença. Sabe-se que o Alzheimer ainda não possui cura, mas existem tratamentos para retardar o seu avanço, como o treino de memória. Este artigo tem como objetivo apresentar o Alz Memory, um jogo desenvolvido para estimular a memória de pacientes com Alzheimer, com vistas a minimizar os efeitos da doença sobre ela. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizados: a linguagem HTML5, as folhas de estilo CSS3, o JavaScript, a biblioteca jQuery e o framework PhoneGap. Os resultados da avaliação preliminar de usabilidade realizada permitiram identificar que os aspectos facilidade de uso, tamanho das letras e imagens, funcionalidades do aplicativo, navegação, controle do usuário, cores e motivação para o uso de outras tecnologias, considerados para o desenvolvimento do jogo, são válidos.

Biografia do Autor

Julie Caron, Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Passo Fundo, RS, Brasil.

Daiana Biduski, Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Passo Fundo, RS, Brasil.

Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Universidade de Passo Fundo (UPF), Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Programa de Pós Graduação em Envelhecimento Humano. Passo Fundo, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Caron, J., Biduski, D., & Bertoletti De Marchi, A. C. (2015). Alz Memory – um aplicativo móvel para treino de memória em pacientes com Alzheimer. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.964

Edição

Seção

Artigos originais