A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina

Autores

  • Steven Wheeler University of Plymouth, Faculty of Education, Plymouth, United Kingdom
  • Maged Kamel Boulos University of Plymouth, Faculty of Health & Social Work,Plymouth, United Kingdom

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v1i1.877

Palavras-chave:

Software interativo, Web 2.0, conteúdo colaborativo, espaços wiki, blogs

Resumo

Examinamos o recente crescimento do software1 interativo (Web 2.0), seu primeiro impacto no ensino, e apresentamos uma análise de algumas pesquisas, conduzidas nos últimos tempos, que avaliam suas aplicações pedagógicas. Salientamos a tendência dos estudantes a serem criativos e destrutivos ao utilizarem softwares interativos, particularmente wikis2, web logs (blogs3) e outros ambientes de rede baseados em textos. As atividades dos estudantes nesses ambientes de softwares interativos podem causar tensão e conflito, e as reações variam mas, em geral, os resultados têm sido positivos. Alguns exemplos do ensino da medicina são analisados, oferecendo ao leitor exemplos da utilização de softwares interativos que têm sido usados em contextos do ensino de medicina clínica.

Publicado

31-01-2007

Como Citar

Wheeler, S., & Boulos, M. K. (2007). A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 1(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v1i1.877

Edição

Seção

Artigos originais