Interação nos ambientes virtuais de aprendizagem: análise de dois fóruns de discussão

Josué Laguardia, Rejane Ramos Machado, Eliana Coutinho

Resumo


O papel da interação na construção do conhecimento nos fóruns de discussão em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) apóia-se na maioria das vezes nos relatos de alunos acerca da sua experiência nesses fóruns. Este trabalho busca descrever os padrões de interação e de construção do conhecimento em um fórum online baseado na teoria das redes sociais e nos níveis cognitivos de complexidade crescente. Utilizou-se como marco teórico a classificação dos níveis cognitivos (Taxonomia SOLO) para análise dos dados. Observou-se que o número de mensagens postadas, enviadas e recebidas variou entre os fóruns, implicando em variações nas medidas de centralidade dos fóruns. A participação do tutor foi ativa no fórum I, interagindo com os alunos ao longo da atividade, e restrita no fórum III, limitando-se à postagem da mensagem inicial e de encerramento do fórum. Isto não resultou em mudanças significativas na interação dos alunos, divergindo da literatura científica que associa uma maior participação do tutor à maior interação entre os participantes.

Palavras-chave


ambiente virtual de aprendizagem; educação à distância; interação; comunicação assíncrona; taxonomia

Texto completo:

PDF PDF EN (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v3i2.810

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil