A construção do sentido nos tratamentos religiosos

Autores

  • Miriam Rabelo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.658

Palavras-chave:

tratamento religioso, construção do sentido, corporeidade, sensibilidade

Resumo

O presente artigo endereça a produção de sentido nos contextos de tratamento religioso. A partir de exemplos etnográficos advindos de pesquisa junto a grupos pentecostais e de candomblé, pretende colocar em pauta três questões cruciais para o entendimento dos processos de comunicação desenrolados nos tratamentos religiosos. A primeira questão diz respeito ao conceito de compreensão: o que queremos dizer quando afirmamos que as práticas terapêuticas promovidas pelo grupo religioso mudam a maneira como os sofredores compreendem seu problema? A segunda explora o entrelaçamento entre sensibilidade e sentido na construção e manutenção da identidade de pessoa sã: que relação há entre as experiências sensíveis vividas e cultivadas em contextos terapêuticos, como rituais de cura, e a construção de novos significados para a aflição? A terceira questão aborda o papel dos objetos na construção dos acordos intersubjetivos que definem e garantem a transformação do sentido: como entender a presença e participação de um conjunto às vezes bastante variado de objetos nos cenários e interações (rituais, encontros) relativas ao tratamento?

Biografia do Autor

Miriam Rabelo, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia - UFBA; Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde (ECSAS/ UFBA), Salvador, Brasil.

Como Citar

Rabelo, M. (2015). A construção do sentido nos tratamentos religiosos. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.658