Análise do Sistema Municipal de Saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil

Autores

  • Antonio Uelton de Araújo da Silva Discente do curso de enfermagem, 10ª semestre das Faculdades Nordeste(Fanor), Fortaleza-CE.
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 6º semestre –UVA. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto BPI – FUNCAP.
  • Jéssica Alexia do Monte Rodrigues Discente do curso farmácia, 6 º semestre. Faculdade INTA- Instituto Superior de Teologia Aplicada.
  • Francisca Charliane Almiro Lopes Discente do curso de Psicologia, 10ª período Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte-CE.
  • Filomeno Bastos de Mesquita Neto Discente do curso Medicina , 6ª período Centro Universitário Christus, Fortaleza-CE
  • Manuelle Maria Marques Matias Enfermeira, Gerente do Centro de Saúde da Família Sinhá Sabóia em Sobral-CE.
  • Hermínia Maria Sousa da Ponte Enfermeira, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Docente da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia- EFSFVS e do Curso de Enfermagem das Faculdade INTA- Instituto Superior de Teologia Aplicada; Sobral-CE.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.548

Palavras-chave:

Educação em saúde, SUS, Saúde coletiva, Instituições acadêmicas,

Resumo

O presente trabalho tem objetivo realizar uma análise do sistema municipal de saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil, fazendo uma retrospectiva da criação do SUS, bem como relatando a experiência dos participantes. Nesse sentido, uma das estratégias criadas para que os estudantes tivessem uma apropriação dos atuais desafios posto ao quadrilátero da saúde (ensino - serviço - gestão - controle social), numa perspectiva interdisciplinar, é através das Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde - VERSUS. Vivenciar experiências no SUS é uma forma de aproximar e sensibilizar os estudantes frente à realidade desse sistema e de seus desafios. Conclui-se que apesar de existirem algumas fragilidades, realidade vivenciada em todo Brasil, percebeu-se que o sistema de saúde do município em questão é organizado, onde os níveis de atenção funcionam em sintonia. Através do VER-SUS foi evidenciado que quando conhecimentos diversos se unem há uma otimização de aprendizado e as pessoas envolvidas nesse processo se tornam mais humanizadas, sensíveis à percepção do sistema de saúde, identificando suas potencialidades e fragilidades.

Downloads

Como Citar

Silva, A. U. de A. da, Cavalcante, A. S. P., Rodrigues, J. A. do M., Lopes, F. C. A., Mesquita Neto, F. B. de, Matias, M. M. M., & Ponte, H. M. S. da. (2013). Análise do Sistema Municipal de Saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.548