Do VER-SUS: do que é, do que foi e do que ficou

Autores

  • Andreia Burille Enfermeira vinculada a Rede Governo Colaborativo em Saúde, doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.
  • Izabella Barison Matos Assistente Social, mestre em Sociologia, Doutora em Ciências - Saúde Pública, Professora Adjunta II do Bacharelado em Saúde Coletiva e da Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol)- UFRGS.
  • Carlos Alberto Rodrigues Morrudo Filho Psicólogo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva- UFRGS.
  • Claudia Cássia Silva Mello Bacharel em Saúde Coletiva- UFRGS.
  • Jussemara Souza da Silva Graduanda em Medicina- UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.523

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, VER-SUS, Formação de profissionais de saúde,

Resumo

Este ensaio traz reflexões sobre a formação profissional incitada pela participação no VERSUS, com foco nas vivências em Lages (SC), julho/2011 e fevereiro/2012. A intenção é registrá-las a partir dos diferentes olhares de estudantes de graduação (Biomedicina, Odontologia, Direito, Psicologia, Enfermagem, Ciências Sociais, Farmácia, Serviço Social, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Medicina) da UNICRUZ, UFRGS, PUCRS, ULBRA e UNIPLAC. As vivências aconteceram em diferentes espaços. Diariamente realizavam-se avaliações coletivas e registros no portfólio virtual. Na avaliação final – devolutiva com a presença da Reitoria e de representantes da Secretaria da Saúde do Município de Lages (SC) foram apresentados vídeo e mandala, expressando o aprendizado do grupo de estudantes e professores, representativos do aporte de conhecimento proporcionado. O VERSUS mostrou-se um instrumento deflagrador do (re) repensar a formação de discentes e docentes que atuam, ou gostariam de atuar, na saúde coletiva. Concluímos a vivência produzindo o encontro entre segmentos de universidades de dois estados da região sul e representantes dos serviços de saúde de Lages; ocasião em que, pelas falas, percebeu-se forte interatividade. Foi criado um espaço que revelou tensionamento dos saberes, o qual resultou em outros desdobramentos, entre eles trabalhos acadêmicos e  profissionais, cujo pano de fundo foi colocar em análises as práticas referentes ao SUS.

Downloads

Como Citar

Burille, A., Matos, I. B., Morrudo Filho, C. A. R., Mello, C. C. S., & Silva, J. S. da. (2013). Do VER-SUS: do que é, do que foi e do que ficou. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.523