A Rede de Teleassistência de Minas Gerais e suas contribuições para atingir os princípios de universalidade, equidade e integralidade do SUS - relato de experiência.

Autores

  • Milena Soriano Marcolino Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
  • Maria Beatriz Moreira Alkmim Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
  • Tati Guerra Pezzini Assis Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
  • Daniel Moore Freitas Palhares Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
  • Geisa Andressa Correia da Silva Rede de Teleassistência de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
  • Lemuel Rodrigues Cunha Rede de Teleassistência de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
  • Lidiane Sousa Rede de Teleassistência de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
  • Monica Pena de Abreu Membro efetivo do Programa Nacional de Telessaúde - Núcleo Minas Gerais - e membro da Associação Iberoamericana de Telessaúde e Telemedicina (AITT) - Minas Gerais - Brasil
  • Renato Minelli Figueira Consultor em economia da telessaúde da Rede de Teleassistência de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
  • Antonio Luiz Ribeiro Coordenador da Rede de Teleassistência de Minas gerais - Minas Gerais - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.480

Palavras-chave:

Telemedicina, Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde, Informática em saúde pública, Tecnologia da Informação.

Resumo

No Brasil, há desigualdade no acesso a serviços de saúde especializados, principalmente em municípios remotos. A telessaúde surgiu como estratégia para fornecer suporte aos profissionais de saúde da Atenção Primária desses municípios. O objetivo deste estudo é relatar a experiência exitosa da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), ressaltando como o serviço contribui para atingir os princípios doutrinários do SUS. A metodologia é relato da experiência, estudo observacional retrospectivo com relação à avaliação das teleconsultorias e avaliação de custo-efetividade. Em 2005, recursos públicos do governo do estado e de agências de fomento à pesquisa financiaram a criação da RTMG, com o objetivo de conectar hospitais de seis universidades públicas à Atenção Primária de municípios remotos. Em 2006, 82 municípios eram atendidos. Várias expansões foram realizadas e, desde 2012, o serviço atende 660 municípios. Até fevereiro de 2013, 1.165.410 eletrocardiogramas e 48.680 teleconsultorias foram realizados (média de 6,1 atividades/município/semana). As teleconsultorias evitaram potenciais encaminhamentos em 80%. O Retorno sobre Investimento foi de R$ 3,75 para cada R$ investido. Concluindo a RTMG colabora para se atingir no sistema público de saúde de Minas Gerais os pressupostos de universalidade, equidade e integralidade, além de contribuir com a melhora da qualidade do cuidado.

Informações do artigo

 

Recebido: 14.03.2013

Aceite: 10.06.2013


Biografia do Autor

Milena Soriano Marcolino, Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais; coordenadora do Controle de Qualidade Clínica da Rede de Teleassistência de Minas Gerais.

Maria Beatriz Moreira Alkmim, Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Médica do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Gestão Hospitalar e mestre em Ciências da Saúde. Atua em Telemedicina e Telessaúde desde 2001, sendo atualmente Coordenadora do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas.

Tati Guerra Pezzini Assis, Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Acadêmica do 4º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Acadêmica de Iniciação Científica da Rede de Teleassistência de Minas Gerais desde julho de 2012.

Daniel Moore Freitas Palhares, Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Acadêmico do 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Acadêmico de Iniciação Científica da Rede de Teleassistência de Minas Gerais de 2010 a 2012.

Geisa Andressa Correia da Silva, Rede de Teleassistência de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Bacharel em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Experiência na área de estatística e análise de dados. Trabalha como analista administrativo da Rede de Teleassistência de Minas Gerais.

Lemuel Rodrigues Cunha, Rede de Teleassistência de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Graduação em Sistemas de Informação e Teologia, MBA de Engenharia de Softwares e Governância de Tecnologia da Informação pela FUMEC(2011). Atualmente é Coordenador de Tecnologia da Informação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais.

Lidiane Sousa, Rede de Teleassistência de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Graduação em Fisioterapia, especialização em Fisioterapia Respiratória, mestrado em Ciências da Reabilitação e doutorado em Ciências da Saúde. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Newton Paiva e coordenadora Clínica da Rede de Teleassistência de Minas Gerais.

Monica Pena de Abreu, Membro efetivo do Programa Nacional de Telessaúde - Núcleo Minas Gerais - e membro da Associação Iberoamericana de Telessaúde e Telemedicina (AITT) - Minas Gerais - Brasil

Mestre em e especialista em Gestão e Administração Hospitalar. Membro efetivo do Programa Nacional de Telessaúde - Núcleo Minas Gerais - e membro da Associação Iberoamericana de Telessaúde e Telemedicina (AITT).

Renato Minelli Figueira, Consultor em economia da telessaúde da Rede de Teleassistência de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Graduação em Engenharia Metalúrgica e mestrado em Engenharia Metalúrgica. Doutorado em Materials Science and Engineering pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology - EUA. MBA em Gestão Estratégica - Finanças pela UFMG (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Consultor em economia da telessaúde da Rede de Teleassistência de Minas Gerais.

Antonio Luiz Ribeiro, Coordenador da Rede de Teleassistência de Minas gerais - Minas Gerais - Brasil

Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Coordenador da Rede de Teleassistência de Minas gerais.

Downloads

Como Citar

Marcolino, M. S., Alkmim, M. B. M., Assis, T. G. P., Palhares, D. M. F., Silva, G. A. C. da, Cunha, L. R., … Ribeiro, A. L. (2013). A Rede de Teleassistência de Minas Gerais e suas contribuições para atingir os princípios de universalidade, equidade e integralidade do SUS - relato de experiência. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.480