Experiência de Ensino a Distância com Modelo Semipresencial na Disciplina de Neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO

Autores

  • Carlos Alberto Alves Unirio. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Maria Tereza Serrano Barbosa Unirio, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Asterio Kiyoshi Tanaka Unirio. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Regina Maria Papais Alvarenga Unirio. Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.475

Palavras-chave:

Educação a distância, Medicina, Neurologia, TIC, Internet

Resumo

Analisar a viabilidade da adoção da educação a distância com modelo semipresencial na disciplina de Neurologia da graduação de uma escola médica federal. Os alunos se dividiram em seis grupos, com um líder cada. Na Fase 1, os líderes receberam material didático digital, promoveram discussões e retornaram as respostas a coordenação. Na Fase 2, seis mestrandos neurologistas moderaram as atividades utilizando um programa de comunicação síncrona (sala de bate-papo). O módulo “Epilepsias” foi inteiramente ministrado a distância com uso de instruções programadas, textos e casos clínicos. A avaliação somativa constou de nove questões abertas e com 41 subitens corrigidos com critérios absolutos, sendo uma delas (questão 7) dedicada exclusivamente ao módulo oferecido a distância. Houve participação ativa de 81,2% dos alunos. A análise exploratória dos percentuais de acerto colocou a questão 7 em quarta colocação. A análise estatística revelou que o desempenho dos grupos na questão 7 foi semelhante àquele das outras questões. Os alunos demonstraram menos dificuldades no uso das tecnologias do que os tutores. O desempenho no módulo a distância foi semelhante ao presencial. A atividade a distância mostrou-se viável, ampliando as possibilidades de discussão do tema e favorecendo o aprendizado ativo.


Biografia do Autor

Carlos Alberto Alves, Unirio. Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio, Médico
Neurologista, Analista de Sistemas. Rio de Janeiro, Brasil.

Maria Tereza Serrano Barbosa, Unirio, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Saúde Coletiva pela Unirio, Diretora do Departamento de Pós-graduação da Unirio.
Rio de Janeiro, Brasil.

Asterio Kiyoshi Tanaka, Unirio. Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Computer and Information Sciences - Georgia Institute of Technology; Professor
associado da Unirio. Rio de Janeiro, Brasil.

Regina Maria Papais Alvarenga, Unirio. Rio de Janeiro, Brasil.

PhD em Imunogenética da Esclerose Múltipla no Serviço do Prof. Oscar Fernandez (Malaga,
Espanha); Professora Associada da Unirio; Coordenadora do Curso de Mestrado em Neurologia
da Unirio.

Como Citar

Alves, C. A., Barbosa, M. T. S., Tanaka, A. K., & Alvarenga, R. M. P. (2011). Experiência de Ensino a Distância com Modelo Semipresencial na Disciplina de Neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 5(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.475

Edição

Seção

Artigos originais