Preservação digital no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Autores

  • Laerte Pereira da Silva Júnior Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Programa de doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Porto, Portugal. Universidade Federal da Paraíba, Analista de Tecnologia da Informação. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Maria Manuel Borges Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.441

Palavras-chave:

Acesso aberto, Repositórios institucionais, Preservação digital, RCAAP

Resumo

Fundamental para o avanço da ciência, a acessibilidade à informação científica é a motivação que está na origem do acesso aberto (Open Access). O Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP) agrega os repositórios institucionais portugueses. Contudo, esses repositórios não possuem políticas, estratégias ou ações acabadas no campo da preservação digital. Por essa razão, o RCAAP elaborou um relatório com nove recomendações para tal preservação nos repositórios. Neste artigo, analisam-se esses princípios e sugere-se que a sua implementação seja amplamente disseminada.

INFORMAÇÕES DO ARTIGO

 

Submetido:30.mar.2014  Aceito:14.out.2014  Publicado: 19.dez.2014

Conflitos de interesse: Não há.

Fonte de financiamento: Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Contribuição autoral: Os autores participaram igualmente em todas as fases de elaboração do artigo.

Biografia do Autor

Laerte Pereira da Silva Júnior, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Programa de doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Porto, Portugal. Universidade Federal da Paraíba, Analista de Tecnologia da Informação. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

 Doutorando em Informação e Comunicação em Plataformas Digitals pela Universidade do Porto - Portugal. Possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2012), graduação em Tecnologia em Telemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (2004) e graduação em Licenciatura Plena em Letras (UFPB,1989). Trabalha como Analista de Tecnologia da Informação, lotado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. Atua como colaborador nos trabalhos de pesquisa dos aspectos técnicos e de gestão da Rede de Serviços de Preservação Digital, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Usabilidade, Arquitetura da Informação na Web, Preservação Digital e Redes de Computadores, com ênfase em Administração de Serviços de Rede e Internet. 

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.

Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges. Concluiu Doutoramento em Letras, área de Ciências Documentais, especialidade em TIC pela Universidade de Coimbra em 2007. É Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra. Publicou 10 artigos em revistas especializadas e 26 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 93 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 34 em Portugal. Orientou 2 teses de doutoramento e co-orientou 4, orientou 26 dissertações de mestrado e co-orientou 4 na área de Ciências da Comunicação. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2009 e 2012 participou em 2 projectos de investigação. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 39 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação científica, Acesso livre à informação, Bibliotecas digitais, Ciência da Informação, Repositórios institucionais, Direitos de Autor, Bibliometria, Cibercultura, Arquivos e Bibliografia.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

da Silva Júnior, L. P., & Borges, M. M. (2014). Preservação digital no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.441

Edição

Seção

Ensaios