Educação e Saúde Coletiva em tempos de intolerância e crise institucional

Autores

  • Naomar Monteiro de Almeida Filho Professor titular aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-reitor da UFBA e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v12i2.1554

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Saúde pública, Saúde, Educação, Gestão pública, Fatores socioeconômicos, Desigualdades em saúde, Estado.

Resumo

Naomar de Almeida Filho, em entrevista à Reciis, avalia o percurso da saúde coletiva no Brasil, experiências de gestão em saúde e educação posteriores à Constituição Federal e, em particular, a de gestão de universidades públicas, em um contexto de crise institucional e de intolerância. Aborda também o papel do Estado no enfrentamento das desigualdades sociais, especialmente no acesso à saúde e à educação, temas também abordados em sua aula inaugural no Icict. Naomar de Almeida Filho é professor titular aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-reitor da UFBA e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Biografia do Autor

Naomar Monteiro de Almeida Filho, Professor titular aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-reitor da UFBA e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Doutorado em Epidemiologia - Antropologia Médica pela University of North Carolina.

Downloads

Publicado

29-06-2018

Como Citar

Almeida Filho, N. M. de. (2018). Educação e Saúde Coletiva em tempos de intolerância e crise institucional. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 12(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v12i2.1554

Edição

Seção

Entrevistas