Análise da produção científica brasileira sobre nanotecnologia e saúde

Autores

  • Maria Simone de Menezes Alencar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Rosany Bochner Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict).
  • Miriam Ferreira Freire Dias Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Escola de Biblioteconomia. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Adelaide Maria de Souza Antunes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro de Tecnologia, Escola de Química. Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1199

Palavras-chave:

nanotecnologia, bibliometria, cientometria, saúde, Brasil.

Resumo

No Brasil, desde o início dos anos 2000, há políticas públicas de incentivo à pesquisa dedicada à nanotecnologia. Este artigo apresenta estudo que visa investigar a produção científica brasileira em nanotecnologia e saúde, através da publicação de artigos científicos indexados na base de dados Web of Science, no período de 1995 a 2014. Através de análise bibliométrica e cientométrica, apoiada no uso do software VantagePoint, são identificados a evolução histórica da pesquisa no tema, as principais instituições brasileiras dedicadas ao objeto do estudo, a colaboração internacional e os temas de pesquisa pelos quais os autores brasileiros mais se interessam. Conclui-se que há um grande crescimento de publicações a partir do século XXI e uma diversificação de temas de pesquisa ao longo do período do estudo. As áreas de maior foco nas pesquisas mais recentes são farmacologia e farmácia, bioquímica, biologia molecular e cirurgia. Observa-se baixa internacionalização da pesquisa, com 30% dos artigos elaborados em colaboração com outros países.

Downloads

Publicado

03-04-2017

Como Citar

Alencar, M. S. de M., Bochner, R., Dias, M. F. F., & Antunes, A. M. de S. (2017). Análise da produção científica brasileira sobre nanotecnologia e saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1199

Edição

Seção

Artigos originais