Integração de tecnologias digitais no ensino de enfermagem: criação de um caso clínico sobre úlceras por pressão com o software SIACC

Autores

  • Luzia Fernandes Millão Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3399-7428
  • Tainara Wink Vieira Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre, Brasil.
  • Natália Domingues dos Santos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre, Brasil.
  • Ana Paula Scheffer Schell da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre, Brasil.
  • Cecília Dias Flores Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1189

Palavras-chave:

educação em enfermagem, tecnologia educacional, simulação por computador, ensino, enfermagem.

Resumo

A atenção à saúde exige cada vez mais profissionais com habilidades de pensamento crítico-reflexivo e tomada de decisões, constituindo um desafio aos educadores a implementação de metodologias ativas de aprendizagem condizentes com o avanço tecnológico atual. Dessa forma, o intuito deste artigo é apresentar o desenvolvimento de simulação de um caso clínico por meio do software SIACC (Sistema Interdisciplinar de Análise de Casos Clínicos) para auxiliar o estudo de fundamentos de enfermagem. O processo de criação do caso clínico no SIACC foi dividido em duas etapas: cadastro de informações e montagem do caso. O casopiloto desenvolvido sobre ‘úlceras por pressão’ apresenta imagens, vídeos, artigos e exercícios para facilitar o aprendizado do aluno sobre o tema abordado. Os resultados apresentados reforçam que a utilização de simulação clínica virtual no ensino dessa profissão favorece a correlação entre as atividades teóricas e as experiências clínicas, auxiliando o aluno no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para o exercício do cuidado de enfermagem.

Downloads

Publicado

03-04-2017

Como Citar

Millão, L. F., Vieira, T. W., Santos, N. D. dos, Silva, A. P. S. S. da, & Flores, C. D. (2017). Integração de tecnologias digitais no ensino de enfermagem: criação de um caso clínico sobre úlceras por pressão com o software SIACC. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1189

Edição

Seção

Artigos originais