Arquivos visuais relacionados ao vírus Zika: imagens no Instagram como parte da constituição de uma memória da epidemia

Autores

  • Michele Nacif Antunes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). Vitória, ES, Brasil.
  • Wedencley Alves Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação. Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Fabio Gomes Goveia Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Departamento de Comunicação Social, Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic). Vitória, ES, Brasil.
  • Adauto Emmerich Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). Vitória, ES, Brasil.
  • Janine Miranda Cardoso Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1175

Palavras-chave:

epidemia, Zika, imagem, redes sociais, Instagram, análise do discurso.

Resumo

Este artigo baseia-se em um estudo que teve como objetivo analisar as imagens que despertam maior interesse e maior número de compartilhamentos por parte dos internautas a partir do dispositivo em rede Instagram sobre a epidemia de Zika. O recorte temporal abrange novembro e dezembro de 2015, ou seja, os dois meses posteriores à revelação por pesquisadores e autoridades médicas de que a infecção pelo vírus Zika poderia estar associada a casos de microcefalia diagnosticados em recém-nascidos. No estudo, recorremos ao ImageCloud, um aplicativo desenvolvido pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, da Universidade Federal do Espírito Santo e que permite visualizar uma grande quantidade de imagens em bases de dados, como, por exemplo, nas redes sociais. A análise foi encaminhada a partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Como Citar

Antunes, M. N., Alves, W., Goveia, F. G., Oliveira, A. E., & Cardoso, J. M. (2016). Arquivos visuais relacionados ao vírus Zika: imagens no Instagram como parte da constituição de uma memória da epidemia. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1175

Edição

Seção

Artigos originais