Parir é natural

Autores

  • Marina Maria Ribeiro Gomes da Silva Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1145

Palavras-chave:

Documentário, Direito da mulher, Parto, Nascimento, Parto natural. Violência obstétrica, Maternidade, Parto humanizado. Saúde materno-infantil, Brasil.

Resumo

O documentário Parir é natural (2015), do diretor Silvio Tendler e realizado com apoio do Selo Fiocruz Vídeo, da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, vem endossar as diferentes mobilizações em defesa do renascimento do parto como um evento fisiológico e do direito que as mulheres têm de vivenciar esse acontecimento com acolhimento, cuidado e respeito. O título soa quase como uma obviedade para a condição humana, se não fossem as intervenções desnecessárias e violações de que se tem conhecimento em partos, e se não estivéssemos num país campeão mundial de cesáreas, como aponta a pesquisa Nascer no Brasili, o que evidencia que nunca é demais lembrar que, sim, parir é natural.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

da Silva, M. M. R. G. (2016). Parir é natural. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1145

Edição

Seção

Resenhas de livros e produções audiovisuais