Modelo de gestão do conhecimento para apoiar a prática clínica em uma unidade hospitalar

Autores

  • Marcelo Ladislau da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, Brasil.
  • Jordan Pauleski Juliani Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, Brasil.
  • Júlio da Silva Dias Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1104

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, fibrose cística, prática clínica, unidade hospitalar, equipe multiprofissional.

Resumo

Estudos sobre gestão do conhecimento (GC) relatam como seu ciclo acontece na prática em empresas e indústrias, porém poucos a abordam como meio de aprimoramento das práticas clínicas em unidades hospitalares. O objetivo da pesquisa relatada neste artigo é contribuir para a redução dessa lacuna, por meio da proposta de um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria da prática clínica. Após a realização de uma busca sistêmica da literatura, foram levantados os principais elementos de processos de GC para a construção de um modelo a ser utilizado na unidade hospitalar estudada. Tais processos serviram de base para realização do estudo de caso, no qual foram entrevistados os membros da equipe multiprofissional de atendimento ao paciente portador de fibrose cística (EMAPFC) de um hospital pediátrico de referência, do estado de Santa Catarina. Com base na análise dos resultados, foi elaborado um modelo de gestão do conhecimento que propicie melhorias no atendimento da unidade.

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

da Silva, M. L., Juliani, J. P., & Dias, J. da S. (2016). Modelo de gestão do conhecimento para apoiar a prática clínica em uma unidade hospitalar. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1104

Edição

Seção

Relatos de experiência