“Jogo do acesso aberto”: desenvolvendo um newsgame para a comunicação e saúde

Autores

  • Marcelo Simão de Vasconcellos Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Flávia Garcia de Carvalho Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científia e Tecnológica em Saúde (Icict), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Juan Puppin Monteiro Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1073

Palavras-chave:

Acesso aberto, Jogo digital, Newsgame, Serious game, Game design, Comunicação e saúde, Jogos de vídeo

Resumo

O acesso aberto é importante para a pesquisa científica, mas também tem impacto na saúde. Sua adoção envolve aspectos ideológicos e é necessário conscientizar tanto pesquisadores quanto a população da sua importância. Porém, para o público leigo, a questão do acesso aberto pode parecer pouco tangível. Por isso, é válida a busca de novas abordagens a fi de ilustrar a relevância do acesso aberto e como exatamente ele impacta a vida de todos. A experiência relatada neste artigo envolveu o desenvolvimento de um jogo digital como forma de conscientizar o público da importância do acesso aberto. Apresentamos aqui uma contextualização do tema do jogo, uma discussão sobre o uso de jogos para informação e conscientização, chamados de newsgames, e descrevemos as diversas etapas do desenvolvimento do jogo em questão. Concluímos apontando alguns elementos aprendidos com esse processo.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

de Vasconcellos, M. S., de Carvalho, F. G., & Monteiro, J. P. (2016). “Jogo do acesso aberto”: desenvolvendo um newsgame para a comunicação e saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1073

Edição

Seção

Relatos de experiência