Necessidades de saúde e direito à comunicação em tempos de midiatização

Autores

  • Tatiana Breder Emerich Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, Brasil.
  • Aline Guio Cavaca Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, Brasil.
  • Victor Gentilli Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Vitória, Brasil.
  • Adauto Emmerich Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1065

Palavras-chave:

comunicação em saúde, meios de comunicação de massa, saúde pública, Sistema Único de Saúde.

Resumo

A contemporaneidade é marcada por uma sociedade midiatizada, na qual a mídia exerce influência sobre todas as instâncias sociais, abrangendo a saúde. Nesse cenário, incluem-se interesses, instituições e atores como partes integrantes do processo de engendramento das notícias. Sendo assim, a partir das interlocuções entre o campo da comunicação e saúde (CeS) e o campo da saúde coletiva, entende-se que o direito à comunicação é indissociável do direito à saúde e, por isso, a divulgação midiática das necessidades de saúde deveria corresponder às principais demandas populacionais inerentes a um território. Nesse sentido, este artigo objetiva discutir a (não) divulgação midiática das necessidades de saúde e refletir sobre o direito à comunicação como um direito social fundamental ao pleno exercício da cidadania e garantia do direito à saúde, no contexto de uma sociedade midiatizada.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

Emerich, T. B., Cavaca, A. G., Gentilli, V., & Emmerich, A. (2016). Necessidades de saúde e direito à comunicação em tempos de midiatização. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1065

Edição

Seção

Artigos originais