Álcool e câncer: análise da percepção de uma amostra da população por meio da ferramenta SurveyMonkey®

Claudia Jurberg, Gabriel de Oliveira Cardoso Machado, Tainá Maia Rêgo, Helena Magarinos Souto

Resumo


Cerca de 90 a 95% de todos os tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço se correlaciona à alimentação, incluindo bebidas alcoólicas. Neste estudo, procuramos identificar a percepção pública de brasileiros sobre álcool e câncer. Foi realizada uma pesquisa construída com o auxílio da ferramenta online SurveyMonkey® divulgada pelo Facebook®. A amostra contou com 231 participantes entre 13 e 45 anos, de 25 diferentes estados brasileiros e de todas as classes sociais. A maioria dos participantes (83%) acredita que a propaganda de bebidas alcóolicas influencia os outros, mas não a si próprios (87%). Baseado nos resultados, sugerimos uma estratégia de comunicação em saúde.


Palavras-chave


Bebidas alcoólicas; Propaganda; SurveyMonkey; Facebook; Câncer; Comunicação em Saúde; Estratégia; Brasil

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e-ISSN 1981-6278 

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