Um estudo sobre o emprego da mineração textual para classificação de teleconsultorias no contexto do Projeto Telessaúde-RS

Autores

  • Fábio Rafael Damasceno Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre.
  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre.
  • Erno Harzheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Porto Alegre.
  • Carlos André Aita Schmitz Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Porto Alegre.
  • Daniel Epstein Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.972

Palavras-chave:

Telessaúde, Atenção Primária à Saúde, educação continuada, educação em saúde, mineração de dados, sistemas de computação.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre como a tecnologia de mineração de texto pode contribuir na construção de respostas a teleconsultorias feitas no contexto da telessaúde. Neste cenário, uma das dificuldades para a elaboração de respostas a consultorias está relacionada à classificação dos questionamentos inicialmente colocados pelo solicitante. Nesta pesquisa, utilizou-se o minerador Sobek para extrair conceitos de um conjunto de solicitações anteriores e integrou-se este sistema a um ambiente experimental de teleconsultorias. Foi então realizado um estudo com 37 profissionais de diversas regiões do país, que responderam a duas teleconsultorias empregando este novo sistema. Os resultados permitiram concluir que a mineração de texto pode auxiliar na localização de informações pertinentes para a elaboração e agilização do processo de respostas. Os teleconsultores que participaram da pesquisa também consideraram que a consulta de solicitações e respostas prévias pode contribuir na educação permanente de profissionais de saúde.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Damasceno, F. R., Reategui, E. B., Harzheim, E., Schmitz, C. A. A., & Epstein, D. (2016). Um estudo sobre o emprego da mineração textual para classificação de teleconsultorias no contexto do Projeto Telessaúde-RS. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.972

Edição

Seção

Artigos originais