O perigo de ser adolescente: discursos e representações sobre cuidado e risco na promoção de saúde

Autores

  • Marcia Rodrigues Lisboa Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Kátia Lerner Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.711

Palavras-chave:

Adolescente, Cuidado, Risco, Promoção de saúde, Comunicação

Resumo

O estudo busca refletir sobre a construção de discursos voltados à promoção de saúde dos adolescentes com enfoque na interseção entre as categorias cuidado e risco. Observa que a perspectiva epidemiológica dominante de risco associa a condição juvenil a uma etapa de vulnerabilidade, reforçando argumentos de natureza biológica para explicar comportamentos sociais. Classificados como pertencentes a um “grupo de risco”, os adolescentes são alvo de receituários produzidos por especialistas que buscam orientar políticas e ações, difundidas pelos meios de comunicação, sob a justificativa da prevenção. O tema central da discussão proposta é a representação do adolescer, em si mesmo, como uma ameaça à saúde.

 

Biografia do Autor

Marcia Rodrigues Lisboa, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (PPGICS/Fiocruz).

Kátia Lerner, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Mestre em Comunicação e Cultura Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Antropologia Social pelo mesma universidade. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz.

Downloads

Como Citar

Lisboa, M. R., & Lerner, K. (2013). O perigo de ser adolescente: discursos e representações sobre cuidado e risco na promoção de saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6. https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.711