Comunicação e informação no controle do câncer de colo uterino no Brasil: uma análise sob perspectiva da integralidade em saúde

Autores

  • Juliana Lofego Universidade Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil.
  • Roseni Pinheiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.708

Palavras-chave:

Comunicação e saúde, Informação, Integralidade em saúde, Câncer de colo de útero, Políticas públicas

Resumo

A comunicação e a informação são consideradas ações estratégicas desde a elaboração do Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero, em 1997, sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer / Ministério da Saúde. A informação é considerada como um elemento fundamental para avaliação e monitoramento das ações realizadas e está baseada em indicadores, alimentados pelos sistemas de informação. A comunicação é pensada de forma centralizada no nível federal, com produção de materiais e publicações que seguem um fluxo verticalizado na distribuição para núcleos estaduais/municipais, com forte influência de campanhas publicitárias. A pesquisa busca refletir sobre as estratégias de comunicação e informação propostas pelo Programa. São levantadas questões e contradições entre os objetivos propostos e os modelos hegemônicos vigentes com características centralizadoras e unidirecionais. Tendo a integralidade em saúde como referência conceitual, parte do cuidado como valor, uma categoria que enfatiza o diálogo, a reflexão crítica e responsável sobre questões de saúde-doença e centra o olhar nos usuários em suas redes sociais. Propõe repensar a avaliação da política pública ao incluir no planejamento das ações múltiplas vozes presentes no cotidiano dos serviços de saúde.

Palavras-chave: Comunicação e saúde; Informação; Integralidade em saúde; Câncer de colo de útero; Políticas públicas.

Biografia do Autor

Juliana Lofego, Universidade Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil.

Universidade Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília (1994) e mestre em Ciência da Informação pelo IBICT /Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informação, Comunicação e Saúde no ICICT/Fiocruz. É professora assistente do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre.

Roseni Pinheiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Enfermeira/Sanitarista, Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis; Coordenadora da Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde – apoio BIREME/OPAS/OMS e ICICT Fiocruz.

Downloads

Como Citar

Lofego, J., & Pinheiro, R. (2013). Comunicação e informação no controle do câncer de colo uterino no Brasil: uma análise sob perspectiva da integralidade em saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6. https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.708