Comunicação da ciência: (r)evolução ou crise?

Autores

  • Marynice Medeiros Matos Autran Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Ciência da Informação. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Maria Manuel Borges Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.621

Palavras-chave:

Palavras-chave, Comunicação da Ciência, Acesso Aberto, Repositórios

Resumo

O paradigma tecnológico, a crise dos periódicos, a criação do arXiv e a realização das 3B (Budapeste, Berlin, Bethesda) são fatores fundamentais para as alterações provocadas nos modos de produção e comunicação da ciência. Neste trabalho apresenta-se uma revisão da literatura sobre a problemática, com enfoque na via verde (repositórios). Propõe como objetivo geral analisar as consequências provocadas pela crise que afeta o sistema de comunicação. Para alcançar tal fim, determina-se como objetivos específicos: verificar as consequências advindas desses fatores; investigar a adoção da via verde como alternativa ao modo tradicional de comunicação da ciência; identificar a evolução dos repositórios e os tipos mais comumente utilizados e, finalmente, identificar os atores que se beneficiam do Open Access. Os repositórios constituem um instrumento para o compartilhamento irrestrito do conhecimento produzido, beneficiam inúmeros atores e instituições e se apresentam como alternativa para os países em desenvolvimento terem maior acesso à informação e, ao mesmo tempo, tornar a ciência ali produzida disponível para a comunidade interessada. Conclui-se que as transformações ocorridas no sistema tradicional de comunicação da ciência revelam a emergência de um novo paradigma - o Open Access.

 

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

Autran, M. M. M., & Borges, M. M. (2014). Comunicação da ciência: (r)evolução ou crise?. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.621