Incubadora de cursos à distância: uma experiência no âmbito da FIOCRUZ e a possibilidade de um processo de educação integrado para o SUS

Autores

  • Nilton Bahlis dos Santos Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Antonio Cordeiro Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria João Spilker Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Thiago Petra Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Rodrigo Vieira Ribeiro Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Silvia M. M. Costa Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Claudia Martins Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Angélica Costa Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Paulo Abilio Varella Lisboa Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.603

Palavras-chave:

Incubadora, Educação a Distância, Educação não-formal, Conectivismo, Comunidades de aprendizagem e prática.

Resumo

O processo de capacitação e atualização dos participantes do Sistema Único de Saúde (SUS) -tanto de profissionais com mestrado e/ou doutorado, quanto de auxiliares, agentes sanitários,cuidadores, promotores, técnicos de saúde pública, membros de organizações populares eONGs dedicados a atividades relacionadas a área - assim como a educação em saúde dapopulação têm se demonstrado um desafio, seja pela dificuldade de oferecer capacitação deforma presencial, pelas distâncias continentais do Brasil, seja pelo caráter diferenciado dosparticipantes. O Ensino a Distância (EAD) tornou-se um recurso efetivo em todos os níveis emodalidades de ensino, aprendizagem e capacitação, pois oferece oportunidades de enfrentareste desafio também em regiões críticas e de difícil acesso. Relatamos o processo de criaçãode uma incubadora de cursos a distância que pretende dar suporte a diversas iniciativas naeducação formal e não-formal, para aumentar a oferta de vagas e serviços educacionais econtribuir com a promoção da Saúde. Tais cursos caracterizam-se pela flexibilidade de horárioe diversidade de metodologias e iniciativas, educando e formando trabalhadores e cidadãos nosistema de saúde em todo o País. A experiência que analisamos aqui aponta para uma reflexãosobre as transformações no processo educacional e possíveis reflexos no SUS, aumentandosua integração.

Biografia do Autor

Nilton Bahlis dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Coordenador do Next/ Icict - Professor permanente do PPGICS - Fundação Oswaldo Cruz

Antonio Cordeiro, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pesquisador no Next/Icict, especialista em Informática e Educação pela UFRJ. Gerência deComunicação Social da ANS

Maria João Spilker, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pesquisador no Next/Icict, Telecoach pela Universidade de Paderborn/Alemanha e em e-Moderating e e-Tivities pela All Things in Moderation /Grâ-Bretanha

Thiago Petra, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pesquisador do Next/Icict, mestre em Informação e Comunicação em Saúde pelo PPGICS

Rodrigo Vieira Ribeiro, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pesquisador no Next/Icict, especialista em Informática na Educação pela UFLA e mestre emEducação pela UNESA

Silvia M. M. Costa, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pesquisadora no Next/Icict e do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) doInstituto Vital Brazil

Claudia Martins, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pesquisadora no Next/Icict e Coordenadora de Estudos e Projetos Estratégico - Diplan/Fiocruz

Maria Angélica Costa, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pesquisadora no Next/Icict, doutoranda em Informação e Comunicação em Saúde peloPPGICS. EAD ENSP/Fiocruz

Paulo Abilio Varella Lisboa, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pesquisador no Next/Icict , Médico Veterinário, Mestre em Ciências – UFRRJ

Downloads

Como Citar

Santos, N. B. dos, Cordeiro, A., Spilker, M. J., Petra, T., Ribeiro, R. V., Costa, S. M. M., … Lisboa, P. A. V. (2013). Incubadora de cursos à distância: uma experiência no âmbito da FIOCRUZ e a possibilidade de um processo de educação integrado para o SUS. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.603

Edição

Seção

Avanços tecnológicos