Uso da rede social Facebook como ferramenta de comunicação na área de educação em saúde: estudo exploratório produção científica da área – 2005 a 2011

Autores

  • Arquimedes Pessoni USCS

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.581

Palavras-chave:

comunicação, saúde, redes sociais, Facebook, Capes Periódicos

Resumo

O objetivo da investigação foi registrar a produção acadêmica recente sobre o uso das redes sociais como ferramenta de comunicação, educação e aprendizagem na área da saúde, com ênfase na rede social Facebook. A investigação foi realizada sobre a base de dados do Portal de Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "Facebook, educação e saúde", tendo como critério de busca o uso de conteúdo de acesso aberto mais atual, publicado durante o período compreendido entre 2005 e 2011. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, seguida de análise dos trabalhos de acordo com as temáticas especificadas nas palavras-chave. O estudo resultou em 37 trabalhos científicos sobre o tema estudado, sendo 2 brasileiros e 35 internacionais. A pesquisa categorizou os 37 artigos científicos salientando o perfil de cada trabalho de acordo com a temática abordada e metodologia utilizada. Grande parte das produções teve como recorte o uso da rede social Facebook como ferramenta de ensino/aprendizagem e muitos utilizaram a survey como base de pesquisa.

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Como Citar

Pessoni, A. (2012). Uso da rede social Facebook como ferramenta de comunicação na área de educação em saúde: estudo exploratório produção científica da área – 2005 a 2011. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.581