O tratamento ao usuário de crack nas páginas policiais dos jornais brasileiros

Autores

  • Eva Patricia Lopes Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.580

Palavras-chave:

Enquadramento, Mídia impressa, Drogas, Saúde pública, Segurança pública.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma análise do enquadramento das notícias publicadas nos jornaisimpressos brasileiros sobre a Ação Integrada Centro Legal,lançada em julho de 2009 pelaPrefeitura de São Paulo, pelo governo estadual e outros órgãos com o objetivo de restaurar aregião socialmente degradada, por meio de ações da Polícia Militar e de profissionais de saúdee de assistência social.Para o estudo, foram testadas duas categorias: saúde pública esegurança pública. A pesquisa sobre o enquadramento jornalístico vem se consolidando naliteratura especializada e, aliada à teoria da agenda, determina que a mídia não apenasagenda nossas preocupações, mas também influi sobre como pensamos acerca dos diversostemas, configurando-se, portanto, em um instrumento de poder político e de persuasão.Embora o enquadramento saúde tenha aumentado em 2012, ele sempre esteve abaixo doenquadramento segurança, que, em 2012, chegou a mais de 50% das notícias. Asintervenções da Ação Integrada Centro Legal foram, em sua maioria, marcadas peladesarticulação entre esferas do governo, mas os jornais focaram no embate político,desconsiderando a necessidade de ações conjuntas a fim de solucionar um problema que ésocial e de saúde pública.

Biografia do Autor

Eva Patricia Lopes, Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Jornalista, especialista em Bioética pela Universidade de Brasília e mestre em Ciências daSaúde pela Universidade de Brasília.

Downloads

Como Citar

Lopes, E. P. (2013). O tratamento ao usuário de crack nas páginas policiais dos jornais brasileiros. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.580

Edição

Seção

Artigos originais