Uma proposta de reuso da informação técnico-científica em saúde em repositórios institucionais: a experiência do Icict/Fiocruz

Autores

  • Maria da Conceição Rodrigues de Carvalho Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pelo Icict.
  • Sandra Lúcia Rebel Gomes Professora do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pos-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.547

Palavras-chave:

Repositório institucional, Reuso da informação científica, Acesso aberto à informação, Comunicação científica

Resumo

Discute-se o repositório institucional como um importante serviço criado no âmbito das redes eletrônicas e destinado a abrigar, preservar e disseminar, em acesso aberto, a informação científica produzida por instituições de ensino e pesquisa em C&T. Ressaltam-se aspectos envolvendo as problemáticas da literatura cinzenta contida em repositórios e da preservação da memória institucional por estes ensejada. Destacando-se o conceito e a finalidade de reuso da informação, em suas várias acepções, elege-se o repositório do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict/Fiocruz para ilustrar ações de reuso da informação. Embora não seja muito conhecido no ambiente acadêmico mais amplo, o tema do reuso já se encontra contemplado na literatura voltada para questões concernentes às características da informação disponibilizada em acesso aberto. Aponta-se que as atividades de ensino e de pesquisa podem beneficiar-se especialmente do reuso da informação, tendo em vista as oportunidades oferecidas para tal, por parte do repositório institucional. Assinala-se que este, embora seja um novo dispositivo no cenário dos serviços de informação em C&T, já encontra grande aceitação por parte de atores significativos dos ambientes acadêmicos e de pesquisa, sobretudo por oferecer grande visibilidade à produção dos autores e das respectivas instituições de vínculo.

 

Downloads

Como Citar

Carvalho, M. da C. R. de, & Gomes, S. L. R. (2013). Uma proposta de reuso da informação técnico-científica em saúde em repositórios institucionais: a experiência do Icict/Fiocruz. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7. https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.547

Edição

Seção

Artigos de revisão