Multribuição: interação e colaboração em pesquisas em rede

Autores

  • José Alberto de Francisco Rodriguez Tracor (Espanha) e da Forem (Espanha).
  • Nilton Bahlis dos Santos Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e líder do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde".

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.484

Palavras-chave:

multribuição, colaboração em pesquisa, interatividade, Internet, interação estigmérgica.

Resumo

Não conhecemos os protocolos para conectar cognitivamente pessoas em rede. As redes de pessoas mediadas tecnologicamente impõem limitações e oferecem oportunidades. Nesta pesquisa prospectiva avaliamos ferramentas e modos de trabalho colaborativo e acreditamos que ainda não existem nem as ferramentas, nem os métodos certos para que um número muito grande de pesquisadores possa interagir para a colaboração cognitiva. Em um número superior à cerca de 150 pesquisadores, as capacidades da comunicação intersubjetiva são superadas, mas é possível que nos aproveitemos da sabedoria coletiva. A interação em um ambiente virtual também possibilita a interação estigmérgica. Ambos os conceitos podem ser implementados com o auxílio de algoritmos genéticos, que desenvolvam regras e capacidades na rede e nos nós. A essa nova forma de colaboração em rede, demos o nome de multribuição.

Biografia do Autor

José Alberto de Francisco Rodriguez, Tracor (Espanha) e da Forem (Espanha).

PhD em Economia da Informação pela Universidad Complutense de Madrid, pesquisador da Fiocruz, professor do Tracor (Espanha) e da Forem (Espanha). Graduado em Ciencias de la Imagen Visual y Auditiva - Universidad Complutense de Madrid, tem Pós-Doutorado na UnB com bolsa pela Universidade CEU San Pablo. Trabalha temas sobre Internet, Saúde, Novas Tecnologias, Analise de Conteúdo.

Nilton Bahlis dos Santos, Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e líder do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde".

Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT, Coordenador do Núcleo de Experimentação
de Tecnologias Interativas (NEXT) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e líder do Grupo
de Pesquisa "Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde". Membro da
Coordenação do Observatório para la Cibersociedad (OCS). Pesquisador atuante em Ciência da
Informação, Sociologia de Redes, Comunicação e Promoção de Saúde e Popularização da
Ciência.

Como Citar

Rodriguez, J. A. de F., & Santos, N. B. dos. (2011). Multribuição: interação e colaboração em pesquisas em rede. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 5(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.484

Edição

Seção

Artigos originais