Sistema governamental brasileiro de informações e segurança frente a atentados bioterroristas

Autores

  • Maria Eveline Castro Pereira Fiocruz. Rio de Janeiro
  • Ana Clara Pecego Silva Fiocruz. Rio de Janeiro
  • Claudia Jurberg Fiocruz, Ufrj. Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.479

Palavras-chave:

Biossegurança, bioterrorismo, sistema de informação e segurança, ataque terrorista

Resumo

O terrorismo tem como objetivo produzir o maior número de mortos e promover instabilidades psíquicas, econômicas, sociais e ambientais. Inúmeras são as estratégias de comunicação, como a internet, que podem ser utilizadas, principalmente para mobilizar a população diante de um ataque dessa natureza. O objetivo desse estudo foi averiguar se existe um sistema de informação e segurança, disponibilizado pelo governo brasileiro na internet, que o cidadão pudesse facilmente acessar e saber como proceder no caso de bioterrorismo e, em seguida compará-lo com o modelo de comunicação do Centers for Disease Control and Prevention/USA. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, em maio de 2011, utilizando os descritores bioterrorismo, terrorismo, ataque terrorista, guerra biológica, ação terrorista, arma biológica, risco, saúde pública e emergência, no site de busca Google. A pesquisa evidenciou que no Brasil, não existe um canal de comunicação formal, centralizado e atualizado, sobre bioterrorismo e que o cidadão brasileiro teria dificuldade para obter alguma informação oficial e sintetizada sobre ataques terroristas com agentes biológicos. Sugere-se aqui a ampliação do modelo de informação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, único dentre os sites consultados que ofereceu um canal de comunicação claro com a população. Este site também contém informações sobre agentes biológicos com os protocolos de cuidados frente a doenças decorrentes de bioterrorismo, além das informações mitigadoras diante de ataques com armas biológicas.

Biografia do Autor

Maria Eveline Castro Pereira, Fiocruz. Rio de Janeiro

Instituto Oswaldo Cruz

Ana Clara Pecego Silva, Fiocruz. Rio de Janeiro

Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas

Claudia Jurberg, Fiocruz, Ufrj. Rio de Janeiro

Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz e Instituto de Bioquímica Médica, UFRJ - Coordenação do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia, UFRJ.

Como Citar

Pereira, M. E. C., Silva, A. C. P., & Jurberg, C. (2012). Sistema governamental brasileiro de informações e segurança frente a atentados bioterroristas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.479