Futuro da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção industrial de biofarmacêuticos no Brasil

Autores

  • Fabio Batista Mota Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR). Rio de Janeiro, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Rio de Janeiro, Brasil.
  • José Cassiolato Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Carlos Gadelha Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil; Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE). Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.433

Palavras-chave:

Estudos de prospecção tecnológica, Survey, Indústria farmacêutica, Biofarmacêuticos, Anticorpos monoclonais, Câncer

Resumo

Biografia do Autor

Fabio Batista Mota, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR). Rio de Janeiro, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ; 2013). Mestre em Economia (2007) e Bacharel em Ciências Econômicas (2004) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz; 2013). Desde 2011 é Analista de Gestão em Saúde (perfil Gestão da Inovação) na Fundação Oswaldo Cruz, onde, atualmente, trabalha na Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz). Entre 02/2012 e 05/2014 trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), primeiramente na Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e, por último, na Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação. É Pesquisador no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde (CITECS) da UFBA e nos seguintes grupos de pesquisa: Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist) do Instituto de Economia da UFRJ; Unidade de Estudos Setoriais (UNES) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA; e Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS) do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Gestão da Inovação, Economia Política da Saúde e Economia Industrial.

Google Scholar

Escavador

 

José Cassiolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Rio de Janeiro, Brasil.

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Economia pela Universidade de Sussex (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de Sussex (1992). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presidente do comitê científico - Global Research Network on the Economics of Learning, Innovation and Compet e profesor convidado - Universite de Rennes I. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, tecnologia, sistemas de inovação, competitividade e industria.

Google Scholar

 

Carlos Gadelha, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil; Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE). Distrito Federal, Brasil.

Economista e doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde/Fiocruz e atualmente exerce a função de Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde SCTIE/MS, de Coordenador Geral do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), e de coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Complexo Industrial e Inovação em Saúde (GIS). Membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde, Membro Titular do Comitê Nacional de Biotecnologia e Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Presidente do Conselho Administrativo da HEMOBRAS, Membro do Conselho Administrativo do IVB, e Analista em C&T da Fundação Oswaldo Cruz. Além do Protagonismo na área de inovação em Saúde, possui experiência na área de economia, com ênfase em Economia Industrial (especialmente Política de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Política Industrial).

 

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

Mota, F. B., Cassiolato, J., & Gadelha, C. (2014). Futuro da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção industrial de biofarmacêuticos no Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.433

Edição

Seção

Artigos originais