Saúde nas notícias das eleições de Goiás em 2014: mídia, agente social de saúde

Autores

  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Laboratório de Leitura Crítica da Mídia. Faculdade de Informação e Comunicação. Goiânia, Brasil
  • José Antônio Ferreira Cirino Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Laboratório de Leitura Crítica da Mídia. Faculdade de Informação e Comunicação. Goiânia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1132

Palavras-chave:

comunicação, saúde, política, discurso, eleições, mídia, direito social.

Resumo

Este artigo nasce da tensão entre a comunicação e a saúde no discurso midiático, buscando desvelar o significado da saúde apresentado nas notícias que compõem a editoria de Política & Justiça do Jornal Diário da Manhã, periódico diário goiano. A partir de uma leitura crítica e uma análise das 102 notícias que constituem esse corpus, verificou-se que a saúde é mencionada para fins eleitoreiros, com pouca participação da população como voz direta ou indireta, tratada na maioria das vezes com assuntos de investimentos e serviços públicos (unidades de atendimento em saúde), deixando em segundo plano as orientações e informações sobre saúde pública e preventiva e todas as outras questões inerentes ao complexo sistema de saúde.

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

Tuzzo, S. A., & Cirino, J. A. F. (2016). Saúde nas notícias das eleições de Goiás em 2014: mídia, agente social de saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1132

Edição

Seção

Artigos originais