Modelo de Objetos do openEHR: uma Revisão Sistemática da Literatura e sua relação com métricas de software

Autores

  • Reinaldo Araújo de Alkimim Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Fernando Silva Parreiras Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Marcelo Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Brasil.
  • Zilma Silveira Nogueira Reis Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Brasil.
  • Cristiana Fernandes de Muylder Universidade FUMEC, Belo Horizonte, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1083

Palavras-chave:

Registros eletrônicos de saúde, Desenho de programas de computador, Informática médica, openEHR, Métricas de software.

Resumo

Dos principais padrões em sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (RES), destaca-se a abordagem da Fundação openEHR. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura dos estudos que utilizam esta abordagem com ênfase na utilização do seu Modelo de Objetos. A pesquisa foi realizada nas bases de dados internacionais com base em quatro questões de pesquisa e critérios de inclusão e exclusão definidos. Entre os resultados obtidos, foi possível observar que o continente europeu é o maior centro dos estudos relacionados com a abordagem openEHR, com exceção da Austrália na Oceania. Pode-se concluir que uma versão estável da especificação openEHR contribuiu para o aumento de estudos a partir de 2008. Em relação às métricas de software aplicadas ao modelo do openEHR, até a realização deste trabalho, não se observaram estudos dessa natureza. Além disso, esta revisão possibilitou relacionar as ferramentas para coleta de métricas disponíveis na literatura.

Biografia do Autor

Reinaldo Araújo de Alkimim, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC (2014). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC (2002). Possui 18 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, tendo trabalhado nos de segmentos educacional e de gestão empresarial (ERP). Atualmente atua no segmento bancário como analista de sistemas na CONSULTBRASIL Tecnologia e Negócios, coordenando e desenvolvendo o produto SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro) que está em produção em bancos como o BMG. Desenvolve pesquisas acadêmicas na área de saúde, especificamente voltadas para o ambiente do Registro Eletrônico de Saúde (RES).

Fernando Silva Parreiras, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Marcelo Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Brasil.

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2011) , mestre em administração de empresas pela Puc Minas (2004) e graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte - FAFI (1998). Possui mais de 20 anos de experiência na área de sistemas e tecnologias de informação, tendo atuado durante 13 anos como executivo de TI em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é líder da iniciativa Towards IHE Brazil que é patrocinada pelo DATASUS e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atuou como líder de pesquisa em healthcare IT na GE Global Research - Rio de Janeiro, e professor do programa de Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da universidade FUMEC, Minas Gerais. Como Consultor de Informática em Saúde teve atuações em diferentes projetos, a saber: Projeto de Registro Eletrônico de Saúde (RES) da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/BH); Organização Panamericana de Saúde (OPAS); Projeto RES SUS nacional em condução pelo DATASUS; Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Participa como colaborador do GT1 (Arquitetura) da Comissão de Estudos Especiais em Informática em Saúde da ABNT / comitê TC215 da ISO. Colaborador da fundação openEHR Brasil, HL7 Brasil e associação internacional da norma ISO 13606. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ - Informática aplicada a Saúde coordenado pela faculdade de medicina da UFMG. Linhas de pesquisa: sistemas de informação em saúde, padrões e especificações internacionais para interoperabilidade de sistemas em saúde, sistemas de registro eletrônico de saúde e modelagem de conceitos clínicos.

Zilma Silveira Nogueira Reis, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Brasil.

Graduada em Medicina(1988), Mestre em Medicina (1993) e Doutora em Medicina (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais, quando obteve bolsa de doutorado-sanduiche na Alemanha, PROBRAL 113/00 (CAPES/DAAD). Possui título de especialização em estatística pelo ICEX-UFMG (2008). Realizou Estágio Sênior Pós-Doutoral no Exterior com bolsa CAPES, na Universidade do Porto, Portugal (2011), Atualmente é Professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher da UFMG e Médica do Hospital das Clínicas. Pesquisadora no INCT Nano Biofar desde 2008. Pesquisadora do Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS - Portugal) desde 2011. Coordena o Centro de Informática Médica da Faculdade de Medicina da UFMG desde 2012. É Diretora de Educação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), biênio 2015/2016. Recebeu premiação na 14a. Rodada do Grand Challenges Explorations da Fundação Bill & Melinda Gates (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-infantil e Informática Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: informática médica, metodologia científica e saúde da mulher.

Cristiana Fernandes de Muylder, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, Brasil.

Professora Adjunto da Universidade FUMEC - Minas Gerais - Brasil. Atua como Professora e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração - PDMA ( desde 2011). Em junho de 2015 foi eleita e indicada como Coordenadora do PDMA. Professora e Pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (desde 2012). Professora de Graduação em Administração e Ciência da Computação (2011- atual). Doutora em Economia Aplicada (UFV - 16/05/2005), Mestre em Economia Rural (UFV - 2001), Especialista em Sistemas de Informação e Planejamento estratégico (PUCMinas - 1994) e Graduação em Ciência da Computação (PUCMinas - 1992). Pesquisador Visitante na Universidade do Texas em El Paso em Jun-Jul (2015). Bolsista de produtividade Pesquisador Mineiro - FAPEMIG 2013-2015. Coordenadora de projeto CNPq/MinC/SEC N.º 80/2013. Consultora Ad Hoc CAPES (2012-atual). Líder de tema da área GCT ANPAD por dois mandatos (2013-2016) - GCT 7 Política e Gestão Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação Relações governo-universidade-empresa. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq GEICE que atua nos temas gestão da inovação, inteligência competitiva e empreendedorismo (antes denominado GEIQE até 2014/1). Editora da área Gestão da Ciência, Inovação e Tecnologia da Revista AOS - Amazônia, Organizações e Sustentabilidade. Interesse de pesquisa em inovação, inteligência, clusters, estratégia, competitividade e tecnologias.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Alkimim, R. A. de, Parreiras, F. S., Santos, M. R. dos, Reis, Z. S. N., & Muylder, C. F. de. (2016). Modelo de Objetos do openEHR: uma Revisão Sistemática da Literatura e sua relação com métricas de software. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1083

Edição

Seção

Artigos de revisão