Políticas Editoriais

Políticas de Seção

Editorial

Os editoriais são artigos que além de apresentar o número, devem trazer conteúdo científico que justifiquem sua indexação, publicação e conteúdo que apresente potencial para receber citações.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Notas de conjuntura

São contribuições de caráter opinativo ou analise de questões da conjuntura que possa contribuir para o aprofundamento de temas relacionados. Limite-se a 5 páginas. A convite dos editores.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos originais

São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original, com metodologia e resultados claramente descritos. Limita-se a 20 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de revisão

São contribuições destinadas a divulgar o estado da arte de temas específicos com base na revisão bibliográfica crítica de outras publicações. Limita-se a 20 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

São contribuições de caráter analítico ou propositivo com constructos teóricos levando ao questionamento de modelos existentes e possibilitando hipóteses para pesquisas futuras. Limita-se a 15 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

São contribuições que descrevem uma situação da prática de profissionais ou instituições. Limita-se a 15 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Imagens comentadas

São contribuições elaboradas a partir de imagens, fotografias, gravuras, desenhos ou infográficos. Com a contextualização da imagem, abertura para debate e aprofundamento do tema em questão nos comentários. Limita-se a 10 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

São contribuições derivadas de entrevistas com autoridades, especialistas ou pesquisadores cuja a história de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para os campos da Comunicação, Informação e Saúde.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de livros e produções audiovisuais

São contribuições que apresentam análise crítica de livros ou produções audiovisuais. Limita-se a 5 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisas em andamento

São contribuições provenientes de dissertações, teses, trabalhos finais de curso ou de projetos de pesquisa em andamento contendo a descrição das etapas do estudo,  com ênfase nas questões metodológicas. Limita-se a 10 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Política de pré publicação

A Reciis não aceita artigos publicados anteriormente em outro periódico, seja completo ou em partes que evidenciam duplicidade significativa nos dados dos resultados da pesquisa. Com exceção de resumos publicados em anais de eventos, trabalhos finais de curso, dissertações, teses, apresentação em conferências com a devida referência nas informações do artigo no item apresentação anterior.

 

Políticas éticas

A Reciis apoia as Diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE)

Nas pesquisas envolvendo seres humanos recomendamos informarem a aprovação por um Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), segundo as normas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde - CNS ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa. 

Dicas de como evitar plágio

 

Políticas de acesso aberto

Direitos dos leitores: Acesso aberto a todos os artigos imediatamente após a publicação.

Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Direitos de autor: O autor retém, sem retrições dos direitos sobre sua obra.

Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.

 

 

Política de dados abertos

A Reciis estimula o depósito dos dados da pesquisa em repositório de dados abertos e solicitamos que informem a URL de acesso nas informações do artigo no item Dados abertos. 

Para saber mais sobre Dados abertos acesse o artigo:  Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre de autoria de Luís Fernando Sayão, Luana Farias Sales acesse aqui

Exemplo de repositório de dados abertos:

Figshare  http://figshare.com/

 

 

Políticas para indexação

Adotamos os critérios exigidos pela metodologia Lilacs e pelo SciELO. 

Nas afiliações institucionais adotamos três níveis hierarquicos.

Nas informações sobre os autores estimulamos uso de canais de acesso a produção científica, como repositório institucional, Scholar google, ResearchGate.

Nas palavras-chave sugerimos o uso do vocabulário controlado DeCS, o tesauro da Ciência da Informação  

 

Preparação do manuscrito

O artigo poderá ser elaborado e enviado nos seguintes formatos:

  • Write do Libre Office ou Word do MS Office doc, docx.
  • Não recebemos artigos em formatos fechados para edição como pdf e xps

Formatação


  • Página A4 com margens de 2 cm de cada lado.
  • Fonte Arial tamanho 11
  • Espaçamento 1,5 entre linhas em todo o artigo, incluindo os resumos e referências.
  • As tabelas em espaçamento simples tamanho 10.

Identificação


Título

  • Deverá ser apresentado em português, inglês e espanhol.
  • Não usar caixa alta no título.
  • Solicita-se que o título seja conciso, informativo e não conter abreviações.

Autor 

  • Nome
  • Email 

A ordem de autoria deve ser igual no sistema de submissão.

Afiliação institucional. Cidade, país.

  • Devem ser incluídas em hierarquias institucionais de afiliação.
  • Os nomes das instituições deverão ser apresentados preferencialmente por extenso e na língua original da instituição.
  • Não colocar titulações e funções junto as afiliações.
  • A identificação das afiliações deve vir agrupada, logo abaixo dos nomes dos autores, em linhas distintas.
  • Em caso de duplo vínculo institucional do autor, colocar somente o vínculo em que a pesquisa foi desenvolvida.
  • Em casos de cooperação, que poderá colocar as duas instituições. Ressalta-se que a primeira deverá ser o maior vínculo.

Informações sobre o autor


  • Link do currículo lattes
  • Número ORCID
  • Scholar google
  • ResearchGate
  • Link do Repositório institucional
  • Link do site ou blog do grupo de pesquisa
  • Link do site do autor se houver

 

Informações do artigo


  • Declaração de contribuição autoral 

O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores.

Para saber mais acessehttp://www.icmje.org/

  • Declaração de conflitos de interesse.
  • Fontes de auxílio à pesquisa. 

Resumo


  • Deve conter até 150 palavras.
  • Os resumos deverão estar nos idiomas português, inglês e espanhol.
  • Para os artigos originais solicitamos resumo estruturado.

Palavras-chave


  • Inserir cinco (5) a dez (10) palavras-chave que represente o conteúdo do artigo e facilite a recuperação da informação.
  • Apresentar em Português, inglês e espanhol logo abaixo do resumo de cada idioma.
  • Separados por ponto e vírgula.
  • Solicitamos utilizar os descritores de vocabulários controlados – como  Descritores em Ciências da Saúde > http://decs.bvs.br/  > Consulta ao DeCS > consulta por índice > Índice permutado > digite palavra chave ou raiz > mostrar ou hierárquico. Thesauro da Ciência da Informação e outros vocabulários.
  • O autor tem liberdade de utilizar palavras-chave que considerar relevante para o campo de conhecimento. Será analisado pela bibliotecária. 

Estrutura do artigo 


  • Sinalize numericamente a hierarquia dos subtítulos nas seções do artigo.
  • Não utilize caixa alta nos subtítulos.
  • Utilize negrito nos subtítulos.

Citações


  • Todas as referências deverão estar citadas no texto de forma consecutiva.
  • Todas as referências citadas deverão estar identificadas por números arábicos e sobrescrito. Exemplo1
  • Não deverá ter espaço entre a citação da referência sobrescrita e a palavra anterior.
  • Citação de referências sequenciais deverão ser separadas por traço e não por virgula, sem espaço entre elas. Exemplo3-6
  • Citações de referências intercaladas deverão ser separadas por virgulas, sem espaço entre elas. Exemplo7,9
  • Quando inseridas ao final do parágrafo ou frase devem estar antes do ponto final e quando inseridas ao lado de uma vírgula devem estar antes da mesma.
  • Citação direta deve estar entre aspas, sem itálico, tamanho 10, na sequência do texto.

Siglas


  • No texto devem ser descritas por extenso a primeira vez em que aparecem.
  • Nas tabelas e figuras o mínimo necessário, descritas por extenso em notas de rodapé utilizando número romano minúsculo.

Fala de sujeitos


  • Devem estar em itálico, fonte Times New Roman tamanho 10 entre aspas, na sequência do texto.
  • Identificação da fala deverá ser codificada, apresentada ao final de cada frase entre parênteses sem itálico. 

Notas de rodapé


  • Devem contar em número mínimo indispensável.
  • Deverão ser indicadas no texto por números romano minúsculo.
  •  Devem iniciar a cada página.

Tabelas


  • Devem estar abertas nas laterais esquerda e direita.
  • Não devem conter traços internos.
  • Devem estar citadas no texto e inseridas tão logo, e não no final do artigo.
  • Deve ter título informativo e claro, indicando o que pretende representar.
  • O título deve estar acima.
  • Devem ser elaboradas com a ferramenta apropriada para construção de tabelas no programa Writer ou Word.    

 

Figuras


São figuras:

  • Gráficos, desenhos, fluxograma, esquemas, diagramas.
  • Deverão estar legíveis em boa resolução.
  • Deverão possuir título abaixo das mesmas.
  • Deverão estar citadas no texto e inseridas tão logo, e não no final do artigo.

Fotos


  • Em boa resolução P&B ou colorida.
  •  Legíveis e nítidas
  • Fotos com pessoas identificáveis deverá ter autorização do uso de imagem.
  • Deverá ser mencionada no texto e ser enviada separadamente.
  •  Deverá ter título como figura.         

Referência Estilo Vancouver


Favor consultar: International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) Recommendations for the  Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals: Sample References: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Todas as referências deverão estar citadas no texto.

Exemplos de Referências


Artigo de jornal                                                                            

Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12;Sect. A:2 (col. 4).

Artigo de periódico

Weitzel SR. As novas configurações do acesso aberto: desafios e propostas. Rev Eletron de Comum Inf Saúde [Internet]. 2014 Set [citado em 5 out. 2014]; 8(2):65-75. Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/915/1782.

Livro no todo

Meadows AJ. A comunicação científica. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos; 1999.

Capítulo de livro

Caldas CP. Quarta idade: a nova fronteira da gerontologia. In: Papaléo Netto M. (Org.). Tratado de Gerontologia. 2 ed. São Paulo: Atheneu; 2007. p.163-73.

Capítulo de livro – mesma autoria

De Bellis N. Bibliometrics and citation analysis: from the science citation to cybermetrics. Lanham: Scarecrow Press; 2009. The mathematical foundations of bibliometrics. p. 75-139.

Dissertação

Rebellato C. Relações entre papéis ocupacionais e qualidade de vida em idosos independentes, residentes na comunidade: um estudo seccional [dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2012.

Tese

Ludeña ME. Avaliação de redes de inovação em nanotecnologia: a proposta de um modelo. [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-11122008-163153/pt-br.php.

Trabalho apresentado em congresso

Prado AHMA. Interpolação de imagens médicas. Workshop de dissertações em andamento; São Paulo: USP; 1995.

Patente

Paulo EC, inventor. EMBRAPA. 1995 Maio 30. Medidor digital multisensor de temperatura para solos. BR 8903105-9.

Site

Profiles in Science [Internet]. Bethesda: National Library of Medicine (US); 1998 -   [citado em 2011 Jul 8]. Disponível em: http://profiles.nlm.nih.gov

 

Autoavaliação do conteúdo

Durante a preparação do artigo verifique os seguintes itens:

Originalidade e relevância


  • É um artigo interessante para justificar a publicação?
  • É um tema relevante para os campos da comunicação, informação e saúde?
  • É um tema de interesse internacional?
  • É um tema de interesse local? 

Estrutura 


  • O artigo está claramente definido?

Título: 

  • Descreve claramente o artigo?
  • Há sugestão de outro título que represente melhor o artigo que facilite a  recuperação e buscabilidade nas fontes de informação?

Resumo: 

  • Reflete o conteúdo do artigo?

Introdução: 

  • Descreve brevemente e define o problema estudado?
  • Destaca a sua importância e as lacunas do conhecimento?

Estratégia metodológica: 

  • Os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados/ informação e os critérios de seleção são descritos de forma objetiva e completa?
  • O desenho do estudo é  adequado para responder à questão colocada?
  • Existe informação suficiente para reproduzir a pesquisa?

Resultados: 

  • São apresentados de forma clara e objetiva?
  • Descreve somente os dados encontrados sem interpretações ou comentários, podendo para maior facilidade de compreensão, serem acompanhados por tabelas, quadros e figuras?
  • O texto complementa e não repetir o que está descrito nas ilustrações?

Discussão:

  •  Restringe aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatiza novos e importantes aspectos observados no estudo e discute as concordâncias e divergências com outras pesquisas já publicadas?

Conclusão: 

  • Corresponde aos objetivos ou hipóteses do estudo, fundamentada nos resultados e discussão, coerente com o título, proposição e método?
  • Explica como a pesquisa move o corpo de conhecimento científico para frente?

 

 

Processo de avaliação por pares

Cada artigo submetidos a Reciis é inicialmente analisado quanto as normas e escopo, podendo ser: 1- aceito para ser encaminhado à revisão por pares, 2 - devolvido para adequações ou 3 - recusado.

Ao ser aceito na primeira fase, será preparado e encaminhado para avaliação de dois pareceristas. Poderá ser consultado um terceiro, no caso de apresentar divergência nos pareceres ou conforme critério do editor. 

Após avaliação dos pareceristas, será emitido uma decisão editorial.  

A avaliação será duplo cego.